quinta-feira, 20 de novembro de 2008

BACAFÁ, CHOPE, SANDUÍCHES DE MORTADELA E ESCADAS ROLANTES

Jaraguá do Sul, quinta-feira, 13 de Novembro de 2008. Seria um dia normal em nossas vidas de trabalho e aulas, não fossem os acontecimentos que estarei relatando mais adiante.

Próximo das 19:00hs chegamos na UNERJ como de costume e estávamos todos aguardando ansiosamente o professor chegar com algo que mudaria nossas vidas e nos faria ver a vida de outra forma. Eis que alguns momentos depois, chega o professor com duas travessas do tão famoso e falado BACAFÁ (prato de origem desconhecida composto de banana, carne moída e farofa. Daí o nome Bacafá). Os alunos olharam aquilo desacreditando que essa mistura pudesse ter um sabor ao menos agradável. A expressão do professor e seus contínuos dizeres de “eu gosto pelo menos” expressavam seu nervosismo ao apresentar seu prato preferido aos seus queridos alunos. Fora servido o primeiro prato de Bacafa dentro da sala de aula quando o silêncio tomou conta do recinto à espera da primeira garfada que viria em seguida. A primeira garfada foi dada no bacafa e os olhares apreensivos da turma seguiam o movimento dos braços do aluno enquanto ele levava o garfo até sua boca. A tão esperada reação de agrado ao sabor do tão peculiar prato foi um alívio para todos aqueles presentes e principalmente para o professor que registrava o momento em fotografias. Perante a aprovação da primeira prova, seguiram-se inúmeros alunos em direção à mesa onde estavam postas as travessas com o alimento e serviram-se esperançosos de que iriam provar algo novo e delicioso. Realmente foi delicioso. Tão delicioso que as duas travessas de bacafá trazidas para a sala duraram menos de 15 minutos, e ao final as pessoas ainda estavam esfomeadas, querendo mais do bendito prato.

Após a pequena “festinha” ocasionada em razão do bacafá seguiu-se a aula normalmente. Na aula foram tratados temas relacionados ao direito do consumidor, mas precisamente sobre os vícios de produtos e fatos de produtos. Durante as discussões acerca do tema proposto surgiu uma discussão sobre a espuma que se forma em cima do chope no momento em que ele é servido nos bares, botecos, botequins, choperias e afins. Afinal, a espuma do chope seria parte integrante do produto ou seria apenas mera conseqüência da má postura deste dentro dos copos? E essa foi a discussão. Citando que em decisões jurisprudenciais ficou decidido que a espuma do chope é parte integrante do produto e portanto chegamos ao final aos depoimentos que uma determinada choperia em shopping center da cidade servia o chope e a espuma que constava em cima do chope era o próprio chope batido. A partir daí surgiu o convite do professor para que fossemos após a aula até essa choperia para “atestar se a espuma era realmente parte integrante do produto e se sua quantidade era suficiente”.

Após a aula fomos até a choperia e todos estavam felizes e saltitantes degustando seus chopes, refrigerantes, sucos e chás enlatados, e eu e excelentíssimo professor resolvemos pedir para comer um sanduíche de mortadela, bastante famoso, e também muito gostoso (esses sanduíches deram o que falar).

Após a degustação do produtos acima identificados, resolvemos ir embora e portanto parte da turma se dirigiu ao balcão para efetuar o pagamento devido.

O professor a minha frente pagou tudo que tinha consumido (ou quase tudo), e eu em seguida fui fazer o meu pagamento. Tudo bem, tinha comprado um refrigerante e um sanduíche de mortadela, que mal teria nisso certo? Nada de mal teria se minha conta não tivesse me custa R$ 11,00. Por um refrigerante e um sanduíche de mortadela. Mas tudo bem, não me preocupei. Depois de todos termos pagado, ainda ficaram no lugar alguns alunos. Quando estávamos indo embora, em direção à escada rolante do shopping center, eis que vemos uma cena que é digna dos melhores filmes hollywoodianos como Missão Impossível, 007, Duro de Matar e Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York. O professor, que estava descendo a escada rolante, percebe que estava faltando algo muito importante em sua vida. A sua estimada caneta. É aí então que ele resolve voltar, num esforço tremendo, exaurindo praticamente todas as suas forças vitais, subindo a escada rolante ao contrário. Presenciamos aquela cena atônitos, vendo o professor correndo escada acima, enquanto a escada rolava abaixo, realmente, digna de filme, ou de um ótimo episódio dos Simpsons ou Beavis e Butthead.

Quando ele chegou ao topo da escada estávamos nos deliciando em risos espontâneos com tal cena que acabávamos de ver.

Chegando lá em cima, não só o professor percebeu que a caneta estava em seu bolso como também foi duramente repreendido pelo segurança do lugar que foi avisá-lo que a escada rolante que desce serve justamente para descer.

Depois de darmos algumas risadas com o acontecido, fui para a minha casa, e quando estava me preparando para dormir, eis que me liga a Mayara me cobrando que a menina da choperia teria dito a ela que eu não teria pagado o meu sanduíche. Fiquei preocupado depois desta ligação e então parei para pensar. Pensei: “Opa, peraí! Como pode eu não ter pagado o sanduíche se minha conta tinha dado R$ 11,00?”

No dia seguinte, em conversa com o professor que tinha nos acompanhado, perguntei qual o valor que era cobrado pelo sanduíche. Ele disse que custava R$ 9,00 o lanche. R$ 9,00 por um sanduíche de mortadela, mas tudo bem, ao menos eu fiquei com a minha consciência tranqüila de que tinha pagado corretamente minha conta, e foi aí que o professor lembrou que havia esquecido de pagar o seu lanche na choperia. Erro causado pela certa incompetência do garçom que estava nos servindo que resolveu marcar todos os pedidos em uma mesma comanda e que no final das contas resultou em confusão. Mas tudo bem, nada demais aconteceu por causa disso, mas eu fiquei com fama de caloteiro (risos).

Bom, essa foi a historinha de hoje. Se você, aluno da UNERJ, possui uma história interessante sobre as aulas, envie um e-mail para fofolex.unerj@gmail.com contando o causo. Lembre-se de se identificar e de que as histórias não poderão ser historias que causem constrangimento às partes envolvidas. Nosso objetivo é divertir contanto causas engraçadas que ocorrem durante as aulas e nas saídas com os professores, e não denegrir a imagem de ninguém. Se alguma das partes envolvidas nas histórias se sentir constrangida ou ofendida com o relato, por favor nos comunique que faremos as alterações necessárias juntamente com o pedido de desculpas pelo acontecido.

Espero que esse blog esteja divertindo vossas senhorias e deixo aqui um forte abraço a todos aqueles que visitam e que comentam em nosso blog.

4 comentários:

Anna Cris disse...

Adorei! Hahahahahahaha!!! Fiquei imaginando a cena da escada rolante...e o melhor (ou pior): em vão! Hahahahahaha!!
Só senti falta de um final mais dramático no 'causo' do Bacafá...fiquei esperando um 'piriri coletivo' ou algo do tipo xD kkk
Comparei a discussão sobre a espuma do chopp com as discussões que rolavam nas minhas aulas da faculdade, e (sem muita surpresa) constatei que a minha faculdade foi REALMENTE um saco.
E Sam...a respeito do sanduíche, não teria sido mais em conta comprar os ingredientes no mercado e fazer na hora? kkkkkkkkkk (imagina a cena, entrando na choperia com a sacolinha do mercado, pedir uma faca pro garçom, cortar o pão, etc... kkk)
Já disse ontem, repito hoje: FOFOLEX é MARA! xD
Beijos a todos!!!

Raphael Rocha Lopes disse...

está meio parado isso aqui, não?

May disse...

eu quero bacafááá =]

Anna Cris disse...

PELAMOR MINHA GENTE, VAMOS ATUALIZAR ISSO AQUI! Já sei que tem mais histórias...Isso é preguiça puraaa!
xD
Bjos